top of page
Buscar
  • Foto do escritorVitor Porto

SCOOTER ELÉTRICA PRECISA DE CNH E EMPLACAMENTO? - Agora a Confusão Acabou!



Os veículos elétricos precisam ou não de CNH e emplacamento? Tire todas suas dúvidas sobre o tema a seguir. A nova resolução veio definitivamente acabar com qualquer confusão em relação a regulamentação dos ciclomotores. Ainda não está por dentro do assunto? Vem com a gente e saiba tudo.

A resolução Contran 996 de 15 de junho de 2023 começou a valer a partir do dia 01/07/2023 e deixou mais claro as regras a serem cumpridas no tráfego e os equipamentos obrigatórios ao conduzir os ciclomotores. Sim, precisa de CNH e emplacamento. A resolução de 2022 já havia definido algumas regras, mas ainda assim tanto os usuários quanto os lojistas encontravam um panorama muito confuso quanto às regras a serem seguidas. A resolução de agora chega para responder todas as dúvidas que existiam e definir situações que estavam em aberto.


Antes, o entendimento era de que cada cidade fazia a sua regulamentação e a implementava, agora não mais. Após passar pela CTVAT, do CONTRAN e pela consulta pública, a resolução 996 vale para o Brasil inteiro. É uma resolução nacional a fim de organizar melhor esse mercado que tanto tem crescido em todo o país. Cada equipamento tem certinho suas características, modelos e tudo o mais. As Scooters precisam de CNH de categoria A (que é de moto) ou a ACC, que é Autorização para Condução de Ciclomotor, e precisam de emplacamento.




Isso mesmo, as scooters elétricas precisarão de licenciamento e placa. Os modelos com até 4kW de potência com velocidade máxima de fabricação de 50 km/h precisarão ser registradas no departamento de trânsito e emplacadas. Essa iniciativa veio por causa do aumento significativo desses tipos de veículos pela cidade e a necessidade de um regramento para que o tráfego seja melhor, além de deixar mais clara as classificações deles.


Os usuários que já tem scooters tem um período de 2 anos para regularizar a situação dos equipamentos que possuem. Segundo a Senatran (Secretaria Nacional do Trânsito), esse tempo contará a partir de novembro para se adequar ao licenciamento e ao emplacamento dos veículos que já circulam atualmente.


Uma coisa muito importante para quem é cliente da DC e-MOTORS: todos os modelos GoO Elétricos já são homologados, então é só fazer o emplacamento. Quem adquiriu uma scooter com a gente é só procurar nossa loja com a nota fiscal do produto que emitimos o certificado de registro e o cliente faz o emplacamento normal no despachante.





O objetivo foi organizar o mercado e dar mais segurança jurídica tanto para o cidadão, que vai saber como se comportar, quanto para áreas de fiscalização. Sendo assim uma resolução ótima tanto para os condutores usuários quanto para o mercado, visto que agora temos regras claras e bem específicas para o tráfego nas ruas. Segundo A Folha de SP de maio de 2022 muitos dos veículos apreendidos não eram homologados e assim era praticamente impossível fazer a retirada do pátio para onde eram levados. Ou, quando conseguiam, eram proibidos de retornar a circular nas ruas. Além de que, com registro e licenciamento em mãos, agora você poderá fazer um financiamento para adquirir seu elétrico.





No caso das bicicletas, não é preciso emplacamento nem CNH, mas elas precisam de um sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedala (pedal assistido) e ainda ter indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna e espelhos retrovisores.


E ainda vale a pena investir em um elétrico mesmo com todo esse aumento de custo? Sim! Mesmo com todo gasto em documentação, licenciamento, IPVA e tudo o mais ainda assim compensa o investimento, basta fazer a comparação do elétrico com um veículo a combustão através da nossa calculadora. ( saber mais sobre . tem link? onde tá? como usa? ) A CALCULADORA ESTÁ NO SITE:



48.902 visualizações13 comentários

Posts recentes

Ver tudo

13 Comments


fabiofjunior
Aug 03

Olá tudo bem? Minha esposa tem uma sudu e anda até 32km, será preciso cnh

para transitar?

Like

Marcelo Botinas
Marcelo Botinas
Jun 30

Gostaria de saber como posso ter decumentos de uma Citycoco comprada em segunda mao mas a pessoa perdeu os decumentos da mota

Like

Karolina Vieira
Karolina Vieira
Apr 26

As scooters que tem pedal também se encaixa nesses requisitos ou estão insentas?

Like

ROSA COR
ROSA COR
Apr 22

Tenho uma scooter elétrica x11 2000w,onde comprei fala que não precisa de emplacamento nem habilitação,como proceder?onde tem a lei para que eu possa me respaldar e me regularizar?poderia me ajudar??

Like
Vitor Porto
Vitor Porto
Apr 23
Replying to

Olá! Segundo a resolução Contran 996 de 15 de junho de 2023 que começou a valer a partir do dia 01/07/2023, todas as scooters estão enquadradas como Ciclomotores e precisam de emplacamento.

Like

Dionisio Toledo F.
Dionisio Toledo F.
Mar 10

Olá.. meu nome é Dionisio e gostaria de saber... é quanto as scooter city coco que não é homologada que tem o número de chassi e número do motor e nota fiscal em mãos...será pocivel fazer o licenciamento e emplacamento...!

Like
Vitor Porto
Vitor Porto
Mar 11
Replying to

Dionisio, a homologação é feita pela fábrica ou importadora da scooter. Voce precisa verificar com o vendedor se a sua scooter está homologada. Não é algo simples de ser feito. É bem burocrático, caro e demorado.

Like
bottom of page